O Grupo Irizar – Uma Marca Socialmente Responsável em Direitos Humanos, Direitos Trabalhistas, Meio Ambiente e Anticorrupção
Na Irizar, estamos convictos de que A NOSSA MARCA É NOSSO PRINCIPAL ATIVO, e de que nosso objetivo é reforçar essa marca, oferecendo a nossos clientes os melhores produtos e serviços a fim de obter a confiança e a fidelidade deles. APOSTAMOS NUM MUNDO MELHOR e, em coerência com nossa missão, promovemos o compromisso do conjunto de nossas pessoas com a competitividade sustentável em aspetos sociais, ambientais e econômicos.
É por isso que trabalhamos de forma decidida para sermos reconhecidos como MARCA SOCIALMENTE RESPONSÁVEL. E nesta linha, recentemente aderimos ao Pacto Mundial das Nações Unidas, mostrando desta forma nosso compromisso com os Direitos Humanos, os Direitos Trabalhistas, o Meio Ambiente e a Anticorrupção.
O Pacto Mundial das Nações Unidas (Global Compact) é uma iniciativa internacional que promove implementar 10 Princípios universalmente aceites nas áreas dos Direitos Humanos, Normas Trabalhistas, Meio Ambiente e Luta contra a Corrupção nas atividades e na estratégia de negócio das empresas.
Com mais de 10.000 entidades assinantes em más de 130 países, é a maior iniciativa voluntária de responsabilidade social empresarial no mundo. Na Rede Espanhola do Pacto Mundial, estamos 2.182 organizações assinantes, sendo 1.519 PMEs, 305 Grandes Empresas e 358 outras entidades.
Sustentado pelos CEOs das empresas que o compõem, o Pacto Mundial é um ambiente prático para desenvolver, implantar e divulgar políticas e práticas de sustentabilidade corporativa, oferecendo a seus assinantes uma vasta gama de recursos e ferramentas de gerenciamento para ajudar a implementarem modelos de negócio sustentável.
O Pacto Mundial das Nações Unidas persegue dois objetivos complementares:
- Incorporar os 10 Princípios nas atividades empresariais de todo o mundo.
- Canalizar ações em apoio dos objetivos mais amplos das Nações Unidas, inclusive os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Os Dez Princípios do Pacto Mundial estão baseados em Declarações e Convenções Universais e se articulam em quatro blocos principais:
- Direitos Humanos: São o Princípio 1 e o Princípio 2. Resultam da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
- Normas trabalhistas: Os Princípios 3, 4, 5 e 6 estão inspirados na Declaração da OIT sobre Princípios fundamentais e Direitos Trabalhistas.
- Meio Ambiente: Os Princípios 7, 8 e 9 têm como referência a Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.
- Anticorrupção: O Princípio 10, o último em ser integrado, se baseia na Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção.
Princípio 1
As empresas devem apoiar e respeitar a proteção dos direitos humanos fundamentais, reconhecidos internacionalmente, dentro de seu âmbito de influência
Princípio 2
As empresas devem se assegurar de suas empresas não serem cúmplices na vulneração dos direitos humanos
Princípio 3
As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva
Princípio 4
As empresas devem apoiar a eliminação de toda forma de trabalho forçado ou realizado sob coação
Princípio 5
As empresas devem apoiar a erradicação do trabalho infantil
Princípio 6
As empresas devem apoiar a eliminação das práticas de discriminação no emprego e na ocupação
Princípio 7
As empresas devem manter uma abordagem preventiva que favoreça o meio ambiente
Princípio 8
As empresas devem encorajar as iniciativas que promovam uma maior responsabilidade ambiental
Princípio 9
As empresas devem favorecer o desenvolvimento e a difusão das tecnologias que não agridem o meio ambiente
Princípio 10
As empresas devem trabalhar contra a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e suborno
Etiquetas: