Creatio I+D

LOGO_CREATIO

Creatio é o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Irizar destinado a potencializar as capacidades de pesquisa aplicada e o desenvolvimento tecnológico do Grupo, tanto para os produtos de marca própria, como para os principais componentes da carroceria. Trabalha na inovação com uma visão a longo prazo, pensando na melhoria da competitividade sustentável no futuro e o crescimento gerador de riqueza e emprego.

É fruto da aposta pela constante inovação industrial como chave da estratégia do Grupo Irizar. Em 2009 impulsiona uma revolução estratégica que faz o Grupo crescer e se fortalecer. Aposta-se pela marca e Irizar torna-se fabricante de ônibus e decide firmemente levar adiante uma política de diversificação industrial que resulta na incorporação de empresas em setores de alto potencial de crescimento como são a energia, a eletrônica e as comunicações.

Descobrir mais sobre a tecnologia do Grupo Irizar

 

Integração das sinergias e capacidades tecnológicas procedentes destas empresas do grupo:

  • Irizar – Fabricante de ônibus
  • Masats – Componentes e sistemas de portas pneumáticas e elétricas, elevadores para P.M.R. para o setor de transporte rodoviário e ferroviário.
  • Hispacold – Climatização para o transporte rodoviário e ferroviário.
  • Jema – Eletrônica de potência
  • Datik – Soluções ITS (Intelligent Transport Solutions) para a gestão de frotas com adaptação total às necessidades dos clientes.
  • Alconza – Motores e geradores elétricos de até 40 MVA. 250 Tn de peso e 5m de diâmetro de carcaça para os setores marítimo off-shore, geração hidráulica e industrial para usos especiais.

 

 

Além disso, trabalha em temas mais tradicionais como é a integração de sistemas e apoia firmemente ao grupo em seus novos desenvolvimentos de ônibus integrais e elétricos marca Irizar do futuro:

As linhas de pesquisa na atualidade são:

  • A propulsão
  • A electrônica: Hardware e software
  • Estratégias energéticas e de comunicações  V2V (vehicle to vehicel) e V2I (vehicle to infraestructures)
  • A eletromobilidade:
    • O ônibus urbano elétrico para as cidades
    • O BRT (Bus Rapid Transit)
    • Sistemas e componentes de eletromobilidade: inversores, conversores, DCIDC, Junction Box..
    • Estação de carga na garagem
    • Estação de carga oportunidade no começo da linha
    • Sistemas de geração e armazenamento energético
    • Unidades de controle eletrônicas (ECU)
  • Sistemas ITS (Soluções inteligentes para o transporte) e soluções de veículo conectado.

Projetos atuais

• Projeto ZeEUS

Irizar foi a primeira empresa a entregar em 2014 dois ônibus elétricos na cidade dentro do âmbito do projeto europeu ZeEUS (Zero Emission Urban Bus System), enquadrado no Sétimo Programa Marco, dentro da iniciativa europeia Green Cars e cujo objetivo é demonstrar a viabilidade econômica, operacional, meio ambiente e social dos ônibus elétricos como alternativa real à mobilidade em entornos urbanos.

Possui 42 sócios, um investimento de 13,6 milhões de euros e um prazo de execução de três anos. O projeto testará a validez das tecnologias zero emissão em oito cidades europeias (Barcelona, Londres, Paris, Varsóvia, Haarlem, Estocolmo, Münster, Pilsen, Bonn e Cagliari) com diferentes entornos climáticos e orográficos. É uma iniciativa de grande relevância para a Irizar, além de ser um dos programas mais importantes que está sendo desenvolvido na Europa, será uma vitrine ideal para conhecer a sua tecnologia, além de ser um meio através do qual o mercado poderá testar e avaliar seu próprio produto.

• Projeto EBSF2 (2014-2016)

European Bus System of the future 2, financiado pelo programa H2020 da Comissão Europeia. Consiste no desenvolvimento e validação de soluções diferentes que combinem a eficiência dos sistemas dos ônibus de maneira organizada.

• Projeto ELIPTIC (2014-2016)

Electrification of Public Transport in Cities financiado pelo programa H2020 da Comissão Europeia. O objetivo é desenvolver novas unidades de ônibus para otimizar a infraestrutura elétrica existente e os ônibus, economizando energia e otimizando custo.

Projetos locais

• Projeto Etorgai IEB

Irizar Electric Bus. Iniciado em 2012 para o desenvolvimento de um ônibus urbano totalmente elétrico.

Junto a Jema, Datik e os centros tecnológicos IK4- Vicomtech, IK4-Ceit e Tecnalia, Irizar desenvolve o ônibus cem por cento elétrico com uma autonomia entre 200 e 250 quilômetros. Para isso desenvolveu-se um power train partindo de ciclos de condução reais, otimizando as necessidades de propulsão e armazenamento de energia, além de reduzir consideravelmente o peso do veículo mediante a incorporação do alumínio como material principal da estrutura.

• Projeto Etorgai IAB

Irizar Assisted Bus – 2013/2015

Baseado no desenvolvimento de dispositivos táteis que facilitem a condução.

• Projeto Etorgai ieHCB – 2014-2016

Irizar Assisted Bus – 2013/2015

Desenvolvimento de sistemas de alta capacidade de mobilidade elétrica.

• SADE: Sistemas de Armazenamento Seguro

O projeto pretende pesquisar e desenvolver uma solução de battery-pack orientada a estratégia de carga de oportunidade em mobilidade urbana. O desenvolvimento contará com um protótipo funcional, a validar e testar a escala de laboratório.
Este projeto tem sido financiado pelo Ministério da Indústria, Energia e Turismo, dentro do Plano Nacional de Pesquisa Cientifica, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica 2013-2016. Referência (TSI-100811-2014-1).

logo-ministerio

Innpacto

IZELBUS 2012 e ieMS 2013

Projetos concedidos pelo Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Insdustrial (CDTI) em 2012 e 2013.

Trata-se de uma linha de pesquisa em torno do ônibus elétrico em que o Instituto Universitário de Pesquisa de Automóvel da Universidade Politécnica de Madri (Insia) ajuda ao centro guipuzcoano a realizar testes de bancada sobre sistemas de armazenamento e propulsão. Inclui a caracterização de percursos, elementos embarcados e sensores para medir as necessidades energéticas de cada componente e para “traçar, desenhar e dimensionar o que necessitamos para poder oferecer a um operador”.

O Creatio continua apresentando-se à novas convocatórias e tem colocado em andamento um Trainee Program para a incorporação de pessoas altamente qualificadas que irão integrando-se a este centro na medida de nossas necessidades.

Persona de contacto:

Juan Carlos Cantalapiedra